segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PLASTICIDADE NEURAL: NOÇÕES INICIAIS

A plasticidade Neural ou Neuroplasticidade consiste na capacidade do sistema nervoso em se reorganizar ou mesmo se "regenerar", após certa injúria.
Tal capacidade é, didaticamente explicada por dois mecanismos:
1- O mecanismo de brotamento (regeneração): Comum aos axônios e, consequentemente, mais observável na substância branca do Sistema Nervoso Central;
2- O mecanismo de reorganização dendrítica (alternativa predominantemente presente nas lesões de substância cinzenta), uma vez que o corpo celular tem reduzido potencial de regeneração.
Este segundo mecanismo pode ser observado através, por exemplo, da "Função Vicariante" (quando áreas latentes íntegras do sistema nervoso entram em atividade para assumir funções perdidas pelas áreas comprometidas); Função Visceral (quando determinadas áreas cerebrais assumem funções distintas); Diásquise (que consiste no mecanismo de religação - observável por ocasião da saída da fase aguda); dentre outros mecanismos.
Todas estas mudanças fisiológicas do sistema nervoso dependem de fatores como: idade do indivíduo, ambiente no qual ele está inserido, grau de instrução, intensidade e frequência de estímulos terapêuticos, grau e extensão das áreas lesionadas, etc.
Para, contudo, se otimizar o potencial de recuperação do paciente neurológico, se faz necessário a escolha e aplicação do Método Cinesioterápico adequado para cada tipo e área de injúria neurológica. E os conhecimentos em Neuroplasticidade são de singular importância para a seleção cinesioterapeutica em questão.
O fisioterapeuta deve sempre buscar a fundamentação mais sólida para a sua conduta, para não se tornar um mero reprodutor de técnicas, incapaz de pensar, descobrir e resolver as querelas que lhes são apresentadas pelos pacientes.

GLEIDSON F. R. MEDEIROS

REFERÊNCIA:
CARR & SHEPHERD: PROGRAMAS DE REAPRENDIZAGEM MOTORA. 1988.

* Continue sua leitura com: "GUIA ILUSTRADO DE CINESIOTERAPIA NEUROLÓGICA BÁSICA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário